O azul sempre está presente no manto da Virgem Maria. Mas você sabe o motivo para isso? Decidimos desbravar a história e pesquisar a fundo sobre o porquê a cor vestir a imagem que dá visão à Virgem Maria.
Quer saber também? Então vem com a gente que precisaremos contar um pouquinho de história até chegar à imagem atual das cores que vestem a Virgem Maria, no caso a azul turquesa.
Cor azul do manto da Virgem Maria é explicado
A cor azul está presente no livro dos Números, em: “E sobre a mesa do pão da Presença eles devem espalhar um pano de cor azul” – (Números 4:7), como também em: “os levitas devem espalhar sobre [a Arca da Aliança] um pano de azul “(Números 4: 6).
Na raíz bíblica e dentro do Antigo Testamento já é possível notar como cores são utilizadas com constância para representar o povo que habitava a Terra Prometida.
No livro dos Números, a cor estava muito ligada à figura de obediência e servidão a Deus. Em mesmo sentido, há a relação direta com a cor que desbrava os céus.
Portanto, em variadas culturas, o manto azul da Virgem Maria é indicada como o alcance do Reino de Deus. Para o povo de Israel, por exemplo, o azul tem como significado a obediência aos mandamentos de Deus, em divergência à vontade egoísta das pessoas.
A cor azul e seu simbolismo
Sempre simbólicas no cristianismo, as cores representam significados fortes para os devotos da Igreja Católica. Não à toa, o roxo, o verde, o vermelho e o branco são utilizados como representação dos tempos litúrgicos.
No caso de Jesus, por exemplo, as vestes brancas, vermelha e azul possuem um significado detalhado. O branco representa a paz, o vermelho o sangue e a terra, enquanto o Azul, mesma cor do manto da Virgem Maria, representa a total obediência a Deus.
Portanto, o azul é uma cor importantíssima no Cristianismo com significados profundos do ponto de vista espiritual. Para a Santíssima Mãe, a cor sagrada representa o papel de salvação e toda a sua história de devoção.