segunda-feira, 30, janeiro 2023
InícioEducaçãoMeu filho não quer mais participar da igreja; O que fazer?

Meu filho não quer mais participar da igreja; O que fazer?

Muitos pais ficam confusos em relação a qual decisão tomar quando os próprios filhos não querem participar da igreja. Sendo assim, eles ficam sem saber o que fazer.

O primordial é manter sua fé alicerçada. Seja um pai ou uma mãe firme na fé. A oração deve ser o pilar que sustenta a sua família. Se alimentar diariamente pela Palavra de Deus é extremamente importante. Alimente sua fé também pela Eucaristia que você comunga enquanto vai à missa. Quanto mais vezes na semana você puder ir, melhor.

Jejum e oração

Obrigar seu filho ir para à igreja não vai resolver a situação. Você precisa ter pulso firme, sim, mas acima de tudo precisa ter fé. Por isso, faça jejum em prol do seu filho. Um dos pedidos de Nossa Senhora é o jejum. Os pais podem e precisam jejuar pelos filhos. Em quase todas as aparições, a Santa pede penitência.

Santa Rita de Cássia, ao descobrir que os filhos adolescentes estavam recebendo treinamento do tio para vingar a morte do pai, fez uma súplica a Deus assim:

“Senhor, se meus filhos forem cometer este pecado mortal, leve-os antes”

Não é fácil fazer uma oração como esta, porém, funcionou. Uma peste chegou na região em que moravam e acometeu a muitos. Inclusive, os filhos dela adoeceram e precisaram ser cuidados por sua mãe. Diante da situação, os filhos decidiram pedir perdão pelo mal que planejavam cometer.

A doença contagiosa matou os filhos dela, antes que eles cometessem o assassinato. Sendo assim, Santa Rita endereçou aos seus filhos a oração de São Domingos: “Antes morrer do que pecar”.

Não afaste os filhos da Igreja, aproxime-os

O correto é não fazer com que eles sintam raiva ou ódio da fé que você professa. A fé não pode ser enfiada goela abaixo. O que pode funcionar é viver o que prega. Pelo exemplo os seus filhos se achegarão e amarão a Igreja da mesma forma que você ama.

Infância

Desde a infância do seu filho introduza-o na Igreja. Mostra a ele com carinho a fé que você tem. Não haja com soberba. Mostre que você serve um Deus de amor e compaixão. Leia histórias bíblicas. Se você precisa ler uma história para ele pegar no sono, porque não ler então uma história que fala sobre Deus?  Assim, desde sempre ele vai aprendendo sobre a doutrina e todo o seu amor.

Meu filho adolescente não quer ir à Igreja

Bom, se você introduziu o seu filho na igreja, seguiu todos esses passos, e agora que ele entrou na adolescência, não quer mais frequentar, então peça a Deus por sabedoria. Faça orações solicitando que o anjo da guarda do seu filho ou filha interceda. Reze por constante intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Lembre-se que o primeiro passo é amar. Ficar com raiva do seu filho por esse motivo vai apenas mantê-lo afastado. Ele precisa encontrar nos pais, o amor. A realidade é que não existe um manual 100% eficaz. Você pode fazer tudo certo, e mesmo assim ele usar o livre arbítrio para seguir em um caminho diferente.

Incentive ele desde sempre a participar de grupos jovens da Igreja, isso pode ser um grande aliado nessa grande missão.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments