domingo, 7, agosto 2022
InícioEducaçãoVocê sabe a grande importância de ser padrinho ou madrinha? Veja!

Você sabe a grande importância de ser padrinho ou madrinha? Veja!

É sempre um prazer e um presente maravilhoso receber o convite para apadrinhar alguém. Isso porque é um serviço de amor, doação e exemplo. Os afilhados são nossos “filhos emprestados” com o amor e a graça de Deus.

Mas você sabe exatamente o que isso significa? Se você recebeu um convite para ser padrinho ou madrinha saiba que sua responsabilidade agora é eterna. 

Portanto, vale a pena alguns aprendizados valorosos para tornar essa tarefa um exemplo para toda a vida.

As missões de ser padrinho ou madrinha

Quando se é convidado para ser padrinho ou madrinha, é necessário o testemunho da vida através do currículo. Portanto, é sempre importante um checklist para saber ser o melhor para o afilhado ou afilhada. 

Seja o exemplo em vida

Você precisa servir de exemplo e ser o caminho para o seu afilhado na vida. É através dos padrinhos e das madrinhas que ele encontrará o caminho através do olhar de Cristo.

Presenteie, mime e eduque

O presente principal é o afeto e o carinho, o acompanhamento sincero nas mais diversas fases da vida e a educação para ele aprender. Mimar é também acalentar e estar disponível para aquele colo necessário em momentos difíceis.

Você não é pai ou mãe

O dever de um padrinho ou madrinha é acompanhar a missão dos pais e auxiliá-los nos cuidados básicos. É a necessidade de aumentar a família e abarcá-la em um grande grupo espiritual unido pela fé em Deus.

Compartilhe o melhor de você

Padrinhos compartilham a fé. Por isso, é preciso estar cada vez mais presente em cerimônias da igreja e assim iluminar os afilhados com a Palavra de Deus e acompanhá-lo nos momentos de escuridão.

Seja o que você ensina

“Faça o que eu digo e faça o que eu faço.” 

É assim que a função de padrinho deve reger e se comprometer na fé. É necessário passar adiante as vivências e incorporar ao seu legado o que é levado pela vida. Evitar, portanto, hipocrisias ou falsos moralismos é fundamental.

Sempre próximo

Crie laços afetivos reais com o afilhado e a família. Compartilhe tempo juntos, brinquem enquanto criança e conversem quando maduros. Aprofunde-se na relação e seja o porto seguro necessário e a ponte para o contato com Deus.

Assuma a responsabilidade e o compromisso

O batismo abre as portas ao batizado, tornado a criança parte da igreja e um leal filho de Deus para a eternidade. A vocação de um padrinho ou madrinha, portanto, é um compromisso para a vida toda.

Dessa maneira, quem aceita este desafio e a responsabilidade o deve fazer para sempre. Seja nos momentos práticos da infância, seja nas orientações do futuro. Com Deus como orientação, o trabalho de padrinho ou madrinha terá início no batizado e se estenderá para toda a vida.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments