É sempre um prazer e um presente maravilhoso receber o convite para apadrinhar alguém. Isso porque é um serviço de amor, doação e exemplo. Os afilhados são nossos “filhos emprestados” com o amor e a graça de Deus.
Mas você sabe exatamente o que isso significa? Se você recebeu um convite para ser padrinho ou madrinha saiba que sua responsabilidade agora é eterna.
Portanto, vale a pena alguns aprendizados valorosos para tornar essa tarefa um exemplo para toda a vida.
As missões de ser padrinho ou madrinha
Quando se é convidado para ser padrinho ou madrinha, é necessário o testemunho da vida através do currículo. Portanto, é sempre importante um checklist para saber ser o melhor para o afilhado ou afilhada.
Seja o exemplo em vida
Você precisa servir de exemplo e ser o caminho para o seu afilhado na vida. É através dos padrinhos e das madrinhas que ele encontrará o caminho através do olhar de Cristo.
Presenteie, mime e eduque
O presente principal é o afeto e o carinho, o acompanhamento sincero nas mais diversas fases da vida e a educação para ele aprender. Mimar é também acalentar e estar disponível para aquele colo necessário em momentos difíceis.
Você não é pai ou mãe
O dever de um padrinho ou madrinha é acompanhar a missão dos pais e auxiliá-los nos cuidados básicos. É a necessidade de aumentar a família e abarcá-la em um grande grupo espiritual unido pela fé em Deus.
Compartilhe o melhor de você
Padrinhos compartilham a fé. Por isso, é preciso estar cada vez mais presente em cerimônias da igreja e assim iluminar os afilhados com a Palavra de Deus e acompanhá-lo nos momentos de escuridão.
Seja o que você ensina
“Faça o que eu digo e faça o que eu faço.”
É assim que a função de padrinho deve reger e se comprometer na fé. É necessário passar adiante as vivências e incorporar ao seu legado o que é levado pela vida. Evitar, portanto, hipocrisias ou falsos moralismos é fundamental.
Sempre próximo
Crie laços afetivos reais com o afilhado e a família. Compartilhe tempo juntos, brinquem enquanto criança e conversem quando maduros. Aprofunde-se na relação e seja o porto seguro necessário e a ponte para o contato com Deus.
Assuma a responsabilidade e o compromisso
O batismo abre as portas ao batizado, tornado a criança parte da igreja e um leal filho de Deus para a eternidade. A vocação de um padrinho ou madrinha, portanto, é um compromisso para a vida toda.
Dessa maneira, quem aceita este desafio e a responsabilidade o deve fazer para sempre. Seja nos momentos práticos da infância, seja nas orientações do futuro. Com Deus como orientação, o trabalho de padrinho ou madrinha terá início no batizado e se estenderá para toda a vida.