domingo, 2, outubro 2022
InícioOraçõesOrando pelas almas que estão no purgatório

Orando pelas almas que estão no purgatório

É comum que durante um momento de oração, devoção ou durante o Terço, escutamos as pessoas dizerem que é necessário fazer orações pelas almas do purgatório. E isso é uma verdade.

Segundo o Catecismo da igreja Católica, o purgatório funciona como um local para que as almas passem pela “purificação final”. Sendo assim, após passar por tal purificação, as almas que deixaram a Terra na amizade e graça de Deus, mas não estavam completamente prontas, agora poderão ir para o céu.

Entretanto, essa realidade não é muito conhecida por todos. O fogo purificador é pouco mencionado na Bíblia. Então, por qual motivos seria necessário orar pelas almas? Foi Santo Afonso Maria Ligório, através de sua obra “Meditações para todos os dias do ano” que orientou que a intercessão de Nossa Senhora é extremamente importante a oração pelas almas.

“Oh, quantas almas subiram diretamente ao céu pela intercessão de Maria! Procuremos, pois, crescer sempre no amor desta querida Mãe, e aos outros obséquios que em sua honra praticamos, ajuntemos mais este: de orar pelas almas que penam no purgatório, porque, sendo elas esposas de Jesus Cristo, são também filhas de Maria.”

Santo Afonso também cita a intercessão dessas almas por nossas vidas

“As almas do purgatório podem rezar por nós. O Senhor lhes faz conhecer as nossas preces, e, então, cheias de caridade não deixam de pedir por nós. As almas do purgatório sofrem horrivelmente e não podem socorrer-se a si mesmas.”
Padre Lucas Emanuel Almeida C.Ss.R. explicou em áudio para a Rádio Aparecida sobre a importância desse momento de oração para os falecidos que estão neste processo de purificação de suas almas.

“É nosso dever rezar pelas almas. Dessa maneira, nossa atitude de oração se torna um belíssimo intercâmbio de caridade. É ensinamento da Igreja orar pelos vivos e mortos, assim demonstrando essa caridade, em todas as Missas, colocamos nas intenções as pessoas que não estão mais aqui, transformamos a nossa saudade em caridade a partir da oração. Assim, estas almas estarão intercedendo por nós“, disse.

Oração de Santo Afonso Ligório pelas almas do purgatório

Ó felizes e bem-aventuradas almas, que tivestes a graça de entrar na pátria celestial!
Felicitamo-vos com toda a efusão do nosso coração e em nome de toda a Igreja vos damos mil felicitações.
Alegramo-nos convosco; unimos nossa alegria à dos Santos e Bem-aventurados; juntamos nossos louvores aos que vós rendeis ao Criador por tão imenso favor.

Sim, almas ditosas, regozijai-vos.
Já não há para vós tristezas nem angústias; acabaram-se já os perigos e as tentações.
Agora tendes a paz, a felicidade, a alegria, o gozo, a consolação e o eterno descanso dos bem-aventurados.

Que glória para vós se com os nossos sufrágios antecipamos a vossa eterna felicidade!
Triunfai, pois, reinai e gozai do Céu, mas não esqueçais de nós, que ainda combatemos sobre a terra; olhai-nos com compaixão, porque estamos rodeados de numerosos e terríveis inimigos.

Já que sois tão poderosas perante Deus, rogai pelos vossos devotos, para que sejamos fiéis e constantes no serviço de Deus e possamos também louvá-Lo e bendizê-Lo um dia convosco eternamente na glória celeste.
Amém.

Reprodução: A12

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments